
No dia 8 de setembro aconteceu o evento de abertura do Programa Virtual English Language Fellow and Specialist (VELF), com transmissão pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=p1AdbOGksrQ)
A UFRPE é uma das 12 universidades selecionadas para esse programa, promovido pelo RELO (Regional English Language Office) da Embaixada dos EUA, juntamente com a Comissão Fulbright. O objetivo é oferecer aos participantes a oportunidade de aprimorar a proficiência linguística e as competências interculturais na educação em língua inglesa, no contexto da pandemia de Sars-Cov-19.
O projeto Academic Internationalization and Cross-Culture Education, coordenado pela Profª Drª Larissa Cavalcanti (UFRPE/UAST) atende a comunidade da UFRPE, com um curso de inglês para fins acadêmicos, e inclui estudantes de Letras de outras universidades, assim como professores de inglês da rede pública, na série de seminários virtuais Cross-Cultural Communication and Education. Ambos são ministrados pelo Prof. William Thomas Kennedy, da American University - Washington. William Kennedy tem mais de 30 anos de experiência internacional em ensino de língua inglesa, formação de professores, compreensão intercultural, desenvolvimento de cursos acadêmicos, criação de currículo e ensino on-line.
O evento teve a participação do Reitor, Prof. Marcelo Carneiro Leão, e da Diretora do Núcleo de Internacionalização (NINTER/Instituto Ipê), Profª Rita Maia, quer deram as boas-vindas e enfatizaram a importância das iniciativas de formação e aperfeiçoamento em línguas estrangeiras, para a internacionalização. Ambos agradeceram ao RELO e à Comissão Fulbright, pela parceria. O Prof. Jorge Correia, diretor da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, lembrou a parceria da UEADTec com o NID e com o NINTER para a área de línguas estrangeiras.
O Cônsul de Diplomacia Pública do Consulado Geral dos EUA no Recife, Jeffrey Lodermeier, fez uma saudação em nome do governo estadunidense, ressaltando a missão educacional através da implementação de projetos de ensino da língua inglesa, de forma remota e presencial, e demonstrando o interesse em ter a UFRPE como parceira m futuras ações.