
Ontem, 07 de julho de 2022, foi um dia especial para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), após o pleno do Departamento de Educação da UFRPE aprovar, dentro das comemorações do centenário do Patrono da Educação Brasileira, o encaminhamento de institucionalização do Bosque Paulo Freire, às instâncias superiores da Universidade no ano de 2021, o Bosque no Departamento de Educação foi finalmente nomeado Bosque Paulo Freire.
O Bosque de 1,5 hectares compõe sua vegetação na área contínua do Departamento de Educação, um espaço agradável que é frequentado por alunos e professores em atividades acadêmicas e recreativas. Aulas, reuniões de trabalho, comemorações natalinas, festas de São João e aniversários são bastantes realizados, por décadas, no Bosque do Departamento de Educação.
Foi a ausência de manutenção adequada e permanente da infraestrutura local, segurança e o destino incerto do bosque que levaram alunos de Engenharia Florestal, inscritos na disciplina Comunicação e Extensão Rural, a desenvolver um projeto de extensão, sob responsabilidade do prof. Ângelo Brás, para criação do Bosque Paulo Freire, durante a II Jornada de Comunicação e Extensão Florestal, com o tema Áreas Verdes de Convivência na Rural, em 2017. Tiveram como objetivo apoiar a resistência do Bosque, ao mesmo tempo agradeciam ao Patrono da Educação Brasileira pelas lições tiradas no campo da Comunicação e Extensão Rural.
Importante salientar que a iniciativa de institucionalização partiu do Professor Moisés Santana, e foi encampada pela direção do DED, professoras Fátima Brandão e Maria Helena Lira, com a aprovação do pleno departamental. Tal institucionalização é um reconhecimento simbólico da importância da teoria e da prática paulofreirianas na UFRPE. Como simbólica é a resistência do Bosque Paulo Freire diante das intempéries institucionais e ambientais, como foi a própria vida política do educador pernambucano e seu legado humanístico, cultural e democrático, no Brasil e no mundo.
A placa em homenagem foi afixada e logo após houve um momento solene com participação do Coro UFRPE e Boneco Gigante do nosso Patrono da Educação Brasileira.