
A Universidade Federal Rural de Pernambuco com o propósito de implementar a curricularização da extensão universitária instituiu a Comissão de Curricularização da Extensão vinculada diretamente à Reitoria da UFRPE, sendo composta por representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania – PROExC; Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG; Fórum de Extensão, Cultura e Cidadania – FORPExC e do Fórum das Licenciaturas.
A referida comissão organizou uma agenda de trabalho e estruturou a sua operacionalização a partir de 3 Grupos de Trabalhos - GTs que passaram a atuar colaborativamente em temas centrais, por meio do trabalho de levantamento e sistematização de informações com a finalidade de subsidiar o processo interno de curricularização na UFRPE. Simultaneamente, foi realizado o I Ciclo Formativo sobre a Curricularização constituído por três (3) webinários que contaram com a participação de palestrantes convidados com grande experiência na temática e aberto a toda comunidade acadêmica.
A partir do trabalho colaborativo de sistematização de informações e deste diálogo formativo e crítico avançamos na elaboração de uma minuta de documento base que será apresentado e debatido com a comunidade acadêmica e representações da sociedade civil e instituições públicas governamentais mediante a realização de quatro (04) seminários descentralizados que acontecerão nas unidades acadêmicas da UFRPE. Os seminários se constituem como oportunidade de escuta da comunidade e formação crítica, assim como, para ajustes e complementações à minuta do Documento Base da Curricularização da Extensão. As novas informações e propostas produzidas nos seminários serão aprovadas, sistematizadas e incorporadas à referida minuta com vista a produzir a versão final do Documento Base da Curricularização da Extensão para ser a Política de Curricularização da Extensão na UFRPE.
Nos dia 23 e 24/08 os seminários ocorreram na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Onde tiveram a presença e palavra de Rivaneide Almeida, do centro sabiá, Daniel Lima, sindicato dos trabalhadores rurais de Serra Talhada, e ainda Angela dos Santos, quilombola / Mestranda UNIVASF, no período da manhã. Já no período da tarde aconteceu a plenária, um debate sobre o documento.
Hoje, 25, e amanhã, 26, será o dia da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ).