Começa a mostra da 3ª Campanha de Erradicação do Racismo no Ensino Superior

 

O evento acontecerá nos dias 24, 25, 28 e 29 de novembro de 2022, das 18h às 20h30 (horário de Brasília), pelo site da UNTREF e do YouTube

A programação completa pode ser acessada aqui 

A Mostra é organizada pela Cátedra UNESCO de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes da América Latina (ESIAL), como parte de sua Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior.

Em maio deste ano, a Cátedra lançou sua terceira chamada regional para apresentar propostas de grupos que promovam reflexões e debates sobre as múltiplas formas de enfrentamento ao racismo que ainda persistem nos sistemas de Ensino Superior e contribuam para sua erradicação.

Nesta edição, 20 propostas selecionadas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e México, serão apresentadas sob acompanhamento de uma equipe de 30 especialistas (estudantes, professores, pesquisadores, funcionários da área, incluindo um bom número de indígenas e afrodescendentes) de seis países latino-americanos, que acompanharam o desenvolvimento dos trabalhos nos meses de julho a novembro.

Algumas das equipes são formadas por participantes da mesma instituição de ensino superior. Outros incluem pessoas de diferentes instituições e até de diferentes países, idiomas e regiões. De modo geral, ações foram pensadas para o interior de suas instituições, outras foram abertas ao público amplo e, em algumas situações, tiveram alcance internacional. Os formatos das ações vão desde seminários, oficinas e cursos virtuais, conversas, fóruns, produções audiovisuais, até campanhas de conscientização. Muitas das atividades foram focadas na formação de professores ou planejadas para alcançar a advocacia no nível das políticas institucionais. Desde o início da experiência, a Cátedra cria grupos de trabalho para estimular e fortalecer o estabelecimento de relações colaborativas, para o melhor alcance dos objetivos propostos, bem como para gerar possibilidades de novas iniciativas conjuntas.

Além das 20 propostas selecionadas, 6 equipes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e México, selecionadas na Segunda Campanha, continuaram suas atividades no âmbito da Campanha deste ano, ampliando assim a incidência de suas ações concretas contribuir para a erradicação do racismo no ensino superior.

A Mostra será organizada em 4 dias, onde será exposto o desenvolvimento das experiências, serão analisados ​​avanços, obstáculos e desafios. Ideias sobre o futuro e sustentabilidade das propostas realizadas e a chamada para a campanha do próximo ano também serão discutidas.

A Terceira Campanha pela Erradicação do Racismo na Educação Superior conta com o apoio do Instituto Internacional de Educação Superior da América Latina e Caribe (UNESCO IESALC) e da União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUAL), na qual, desde 2021, a UFRPE e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros/NEAB vem compondo esforços e tendo como representante institucional o Prof. José Nilton de Almeida, da Coordenação de Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Diversidades/CDHAAD, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania.