
Presença:
Prof. Marcelo Brito Carneiro Leão, Magnífico Reitor da UFRPE
Patrícia Vasconcelos, Viúva de Naná Vasconcelos
Profa. Fábia Burgos, Coordenadora de Comunicação, Arte e Cultura da PROExC
Prof. José Nilton Almeida, Coordenador de Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Diversidades da PROExC
Ana Paula Jones, Presidente da Associação Raízes de Tradição
Fábio Gomes, Jornalista
Remotamente:
Prof. Moisés de Melo Santana, Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Cidadania
Everton Marinho, Músico da UFRPE
Na manhã de sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, na Reitoria da UFRPE foram estabelecidas propostas de apoio e parcerias junto às ações em torno da obra do nosso Dr. Honoris Causa Naná Vasconcelos. As ações visam valorizar o legado artístico e cultural, suas obras e memórias. Dentre as ações destacamos a proposta de Criação da Cátedra Naná Vasconcelos na UFRPE que seguirá como proposta às instâncias acadêmicas superiores para apreciação e análise.
A UFRPE apoia integralmente a criação do espaço à memória das obras de Naná Vasconcelos com sede no Recife Antigo, em virtude da importância deste local está conectado ao pólo cultural, comercial e turístico da Veneza Brasileira. Em que dispomos do Pólo do Porto Digital, Caixa Cultural, dentre outros.
A proposta do Memorial Naná Vasconcelos será encaminhada em parceria com a Escola de Música Naná Vasconcelos da UFRPE, empresas privadas, Ongs e associações culturais. Nesse espaço acontecerão oficinas, palestras, debates, workshop com musicalização, sonorização e outros temas ligados à obra do maior e melhor percussionista do mundo.
Fábia Burgos
CCAC-PROExC