
A Extensão Brasileira em (nova) perspectiva
Apresentação
O 49o Encontro Nacional do FORPROEX (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior Brasileiras) ocorrerá na cidade de Uberlândia (MG) e tem como tema: A Extensão Brasileira em (nova) perspectiva. O evento ocorrerá entre os dias 07 e 09 de junho de 2022 no Campus Santa Mônica, Bloco 5S.
O encontro visa reunir os pró-reitores e as pró-reitoras de extensão das Universidades Públicas a fim de debater os avanços da extensão em tempos complexos e difíceis da política pública brasileira, considerando que a dimensão extensionista vem ocupando, cada vez mais, espaços importantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, nos cursos de pós-graduação e na própria consolidação das Universidades Brasileiras.
Esta edição do evento será HÍBRIDA e os/as participantes que estiverem presencialmente terão todas as condições de segurança para participar do evento presencial. Lembrem-se: é exigência institucional estarem vacinados para participar do evento.
A temática colocará a extensão em (nova) perspectiva, cuja lógica será o debate sobre o financiamento, a operacionalização da extensão, os desafios da extensão na pós-graduação e o papel da extensão no pós-pandemia. Os gestores e as gestoras terão oportunidade de se manifestar quanto ao momento atual e às questões que afligem as Instituições públicas no país.
O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Insituições Públicas de Educação Superior Brasileiras é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.
A programação priorizará a discussão e o debate sobre a extensão em (nova) perspectiva. Considera-se que a extensão vive um outro momento que se materializa na inserção curricular da extensão, no financiamento, no pós-pandemia e na relação com a pesquisa e a pós-graduação.
A programação abaixo é prévia e outros detalhes serão inseridos à medida que os convidados confirmarem presença.
Conheça nossas apresentações culturais:
UdiCello Ensemble
O Grupo UDICello Ensemble é uma orquestra de violoncelos do Triângulo Mineiro. O projeto tem o intuito de realizar apresentações musicais com solistas, composições de professores e discentes do Curso de Música da UFU.
Coral UFU
O Coral é um corpo artístico da UFU fundado em 1977 pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Storti. Sua principal atribuição é cultivar obras corais de diversos gêneros, estilos e épocas. Regido desde 1981 pela Prof. Edmar Ferretti, seu repertório é executado com depurada técnica vocal cantada e autenticidade dos estilos, e seus trabalhos são voltados para atingir elevado nível de expressão artística.
Congada
Quando os negros africanos foram trazidos para o Brasil, a bordo de navios negreiros, além da saudade de seu país, de onde foram arrancados repentinamente, trouxeram também em seus prantos e lamentações, a fé no culto e ritos religiosos de suas várias regiões. Mas como os Senhores de Escravos não permitiam que eles tivessem sua própria religião, os negros foram obrigados a se “cristianizarem”.
Ainda no tempo da escravatura, eles se reuniam no mato e ali cantavam e dançavam em louvor a sua santa protetora. Assim, por volta de 1874, começou o movimento do Congado em Uberlândia.