GUIA DA INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NA UFRPE

APRESENTAÇÃO

Aprodução do GUIA DA INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NA UFRPE é uma ação da Comissão de Mobilização e Construção da Curricularização da Extensão na UFRPE (Portaria GR/UFRPE nº 301/2021, atualizada pela Portaria GR/UFRPE nº 947/2023), coordenada pela Reitoria da UFRPE em Gestão Participativa com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), o Fórum das Licenciaturas e o Fórum de Extensão, Cultura e Cidadania, além das Câmaras de Ensino e de Extensão em sua composição.

O Guia tem como objetivo contribuir com a implementação da inserção curricular da extensão nos cursos de graduação da UFRPE, apresentando orientações a partir do Documento Base1 e da Resolução CEPE/UFRPE nº 552/20222 , que resultaram dos diálogos presenciais e on-line promovidos pela comissão junto à comunidade acadêmica e sociedade civil nos anos de 20213 e 20224 .

A implementação das Atividades Curriculares de Extensão compõe o rol das ações organizadas pela referida Comissão, que concluirá seu trabalho para dar lugar à Comissão Institucional da Curricularização (CIC), a qual, por sua vez, seguirá com o acompanhamento desse processo junto à comunidade acadêmica, promovendo atividades formativas sobre o tema, orientando sobre a formação extensionista dos estudantes nos currículos dos cursos e no sistema de gerenciamento acadêmico, de maneira democrática e dialogada, de acordo com as normatizações internas da UFRPE.

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA é o tema da primeira seção deste Guia, incluindo sua conceituação e diretrizes, a definição das ações de extensão e suas modalidades, as áreas temáticas e as linhas de extensão. A segunda seção aborda o tema da CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, incluindo as finalidades, as diretrizes, a classificação e as possibilidades de inserção curricular da extensão na UFRPE.

A terceira e última seção apresenta um compilado de PERGUNTAS FREQUENTES sobre o tema da inserção curricular da extensão. E, ao final do Guia, são disponibilizados documentos importantes para compreensão do tema, como a Resolução MEC/CNE nº 07/2018 e a Resolução CEPE/UFRPE nº 552/2022, que dispõem sobre a inserção das Atividades Curriculares de Extensão (ACE) para integralização nos currículos dos cursos de graduação, entre outros.

Para acessar: http://editora.ufrpe.br/node/321

GUIA DA INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NA UFRPE