DOCUMENTO BASE - CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UFRPE

                                                                                     CONTEXTUALIZANDO

A obrigatoriedade de as atividades de extensão comporem, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular dos cursos de graduação1 implica o estabelecimento de uma organização curricular sintonizada com a superação dos currículos tradicionais e comprometida com a elaboração de novas arquiteturas formativas.

Nesse sentido, a UFRPE2 instituiu, em abril de 2021, a Comissão de Mobilização e Construção da Curricularização da Extensão na UFRPE . A referida Comissão organizou suas atividades em quatro fases distintas e complementares: formação, proposição, implementação e acompanhamento, que contemplam as ações realizadas por seus grupos de trabalho (GTs) de maneira democrática e dialogada.

Neste documento, partilhamos o estado das construções elaboradas sobre o tema da curricularização da extensão junto à comunidade acadêmica e sociedade civil ano de 2022, sendo esta a versão final do Documento Base após a consulta pública sobre seu conteúdo, realizada ano passado.

O Documento Base teve como objetivo orientar o diálogo com a comunidade acadêmica e demais interessados sobre a implementação das Atividades Curriculares de Extensão (ACE) nos cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Após a elaboração da versão primeira desde Documento Base em 2022, foi aprovada a Resolução CEPE/UFRPE nº 552/2022, de 26 de dezembro de 2022. Agora, dezembro de 2023, junto com a versão final do Documento Base também está sendo publicado o Guia da Inserção Curricular da Extensão na UFRPE.

http://editora.ufrpe.br/sites/editora.ufrpe.br/files/CURRICULARIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20EXTENS%C3%83O%20NA%20UFRPE.pdf

Galeria
DOCUMENTO BASE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UFRPE